Sítio Santa Cruz, história e aventura

 

fotos arquivo do sitioAs cruzes e santos de barro denunciavam o lugar santificado... resquícios de um passado onde a lembrança de um descendente quilombola “santo” em seus atos curava e abençoava seus semelhantes. Em homenagem a sua memória foi dado a gleba de 652.181,00 m² o nome de “Sítio de Santa Cruz”, banhada pelos rios Marimbondo e Água Branca que formam em meio as colinas sete fascinantes e cristalinas cachoeiras: Cachoeira da Renata, Poço Verde, Cachoeira do Engenho, Tunhumbi, Cachoeira da Prata, Cachoeira da Pedra Grande e Água Branca.
Compartilhar o paraíso das águas doces que, ansiosas, dirigem-se ao encontro do Atlântico tornou-se o principal objetivo dos atuais proprietários. Para isso, foi necessário adequar as trilhas, criar opções diversificadas, treinar guias e fazer parcerias com a preocupação de oferecer algo mais...
Por isso, toda a estrutura foi montada em ações conjuntas com PESM (Parque Estadual da Serra do Mar) - Núcleo Picinguaba, com o apoio da Polícia Florestal e de Mananciais do Estado de São Paulo.
E agora você está convidado a participar deste mundo de aventuras que funde-se com as histórias locais: tudo isso em meio ao fascínio da Mata Atlântica.
No começo, um pouco de insegurança, mas logo sente-se seguro, pois os equipamentos de primeiro mundo garantem o seu trajeto na “Ponte de apenas Três Cordas” na Cachoeira do Engenho. Já na Cachoeira Tunhumbi, o frio na boca do estômago é maior, pois à nossa espera está a “Tiroleza”, que cruza as águas com você amarrado sentado em “uma tira”. A adrenalina vai aumentado e seu espírito aventureiro pede mais e este é um bom momento para testar o seu equilíbrio na “Travessia do Açude com a corda (falsa baiana)”. Para os amantes do rappel a dica é a Pedra Grande. Mas, se sua preferência é trilhar, opções não faltam. Pode-se fazer trilhas de apenas 40 minutos conhecendo todo o ecossistema na trilha da “Mata Atlântica”, indicada para crianças e grupos da melhor idade. O “Roteiro das Cachoeiras” visita cinco revigorantes cachoeiras. Também tem a trilha da “Pedra Grande” e a “Trilha do Mirante”, que, à espera, está um pequeno observatório de onde avistam-se todo o Sertão da Quina, parte da Maranduba e a ponta da Tabatinga. 
A novidade do sítio é que você poderá fazer seu agendamento através da Central de Reservas, fone: 12- 3833-3400, 3832-6555 e à sua disposição está uma Van que irá buscá-lo. Todos os guias que irão acompanhá-lo estão devidamente treinados e em constante pesquisas, para sua maior satisfação. 
Vale a pena explorar o lugar que, com certeza, faz parte do paraíso!