Intimidade e aventura no interior da gruta de Sete Fontes

 

Por trilha ou através de embarcações: esta é a única possibilidade de estar na paradisíaca praia de Sete Fontes... 
A arquitetura divina reserva beleza, encantos e surpresas! O lúdico funde-se à natureza, onde pequenos esquilos vêm próximo ao bar Stoatôa para saborear frutas da época, e inesperados gorilas de alma humana divertem os visitantes. Mas, para quem precisa viver em aventura, a tranqüilidade da praia poderá servir apenas como porto seguro na volta da trilha de aproximadamente 2h, que levará você para a intimidade da gruta localizada em um dos paredões da costeira de Sete Fontes, proporcionando uma experiência inesquecível!...
Primeiramente, um treinamento com cordas e técnicas necessárias para o preparo do “inesperado”. A trilha poderá ser realizada por crianças e adultos, porém a exigência é que esqueçam-se do mundo urbanizado e entreguem-se de corpo e alma, integrando-se a formação do planeta, envolvendo-se nos quatro elementos. Acreditem, seus medos, suas dúvidas desaparecerão como por encanto, restando apenas o espírito aprendiz. A cada passo, a sabedoria do ciclo da mãe-mata fica explícita, vindo a somar nossa vivência, nossa única e exclusiva história. A caminhada de apenas 1,5 km é acompanhada por pássaros raros e animais da fauna da Mata Atlântica. Árvores centenárias e de formato gigante, ornamentadas por epífitas e filodendros, nos fazem acreditar estarmos em uma floresta encantada. O cheiro da mata funde-se ao odor da maresia. Por onde passamos, serpenteamos a orla translúcida que em alguns momentos descortina-se aos nossos olhos. Ah! Um murmúrio! É a água de uma das nascentes de Sete Fontes! Já não era sem tempo! Todos precisam matar sua sede. Mas, para isso, temos que atravessar uma ponte pênsil, construída por cordas e madeiras irregulares. O frio na barriga!... Na verdade, tudo é projetado com muita segurança. 
Pelo caminho, são realizadas aulas a respeito de desequilíbrio ecológico, ecossistema extinto e existente, geografia local, segurança e o próximo passo: o mini rapel. 
Ao chegar ao final da trilha, nos deparamos com o Atlântico que guarda seus segredos e nos revela suas ilhas. Agora teremos que descer, através de uma única corda, um paredão de aproximadamente 50m e só então iremos penetrar no interior da gruta, cuja abertura estreita passa desapercebida aos olhos de quem navega. Logo percebemos a presença de outros seres: os morcegos, que são inofensivos e ficam no teto de 45m de altura. Exploramos os 50m de profundidade da gruta, e então apagamos as lanternas! O escuro, o lugar desconhecido... o medo, a atenção às palavras proferidas pelo guia. Então, o respeito impera, fundindo-se no nosso interior com as regras do planeta e nada de mal ocorre, mas tudo se transforma.
Todos que desejarem aventurar-se intimamente em Ubatuba poderão agendar a trilha da gruta a partir de sete fontes.