Praia das Galhetas, lembranças à beira-mar..

 

Resguardada na última encosta à beira-mar pertencente ao município de Ubatuba, região sul, está a saudosa praia das Galhetas. Pequena, as areias finas e brancas misturam-se às monazíticas; porém, a praia, que ora é engolida pela maré, é composta em toda sua extensão por rochas. Em sua orla, encontramos os resquícios de um cais que faz pairar um clima de nostalgia no ar o qual, no passado, teve sua importância na economia local. De lá, eram exportados bananas, mandioca e outros produtos agrícolas. 
Nascido na Ilha do Mar Virado, o senhor Gumercindo de Oliveira foi seduzido pela praia, onde hoje é o único residente. Sem energia elétrica ou qualquer tecnologia, ele mora com sua esposa e oito filhos. Apesar de estar aparentemente escondido dos acontecimentos da vida moderna, ele e sua família podem observar de sua janela todo o movimento da civilização da cidade vizinha. 
A costeira formada por uma única rocha é ornamentada por um grande número de caraguatás, planta que deu origem ao nome de Caraguatatuba, cidade vizinha de nosso município. 
No trecho da rodovia SP-55, entre a Flora Cachoeira e o depósito Estela Maris, lado esquerdo, sentido São Paulo, são encontrados muitos ubás, cana silvestre, que originou o nome da cidade de Ubatuba. Esta mistura paisagística nos faz entender que estamos exatamente na divisa dos municípios. De mãos dadas, elas parecem unificarem-se no bairro de Tabatinga (que em tupi guarani significa: Barro branco), mas, quando a lua surge no céu, uma fica defronte a outra a enamorarem-se. Ambas refletem em um mesmo oceano seus diferentes movimentos e belezas naturais e a legislação que as separam parece não ter importância geográfica.
A estrada, que inicia-se na rodovia SP-55, é coberta por um asfalto assentado em chão de barro batido. Após 1,5 km de percurso, encontramos uma bifurcação e segue-se com dificuldades de automóvel até a praia, durante 1 km, onde parecemos estar em um grande observatório. 
A cada metro avançado, uma árvore secular, plantas de cores surpreendentes, animais selvagens domesticados. Ao mesmo tempo, ao lado direito, vigiamos os imponentes prédios instalados ao longo da praia de Tabatinga e um regato que oferece passagem à saída de canoas que ora apontam para Ubatuba, ora para Caraguatatuba.
A memória do passado denuncia nossas raízes, a geografia unifica nossas forças, transformando o Litoral Norte em um grande potencial turístico de todo o Estado de São Paulo.

Praia numero 01