Cachoeira da Escada

 

cacesc1.JPG (56656 bytes)A beira da estrada no Km 03 da BR 101 (Rodovia Rio-Santos) à 47 km do centro da cidade, em direção ao Rio de Janeiro. Os quatro elementos unem-se para dar origem ao planeta terra, ironicamente formado por 75% de água. Esta força maior está presente em toda energia que emana da natureza. Presente de formas diferentes, se faz necessária para nossa sobrevivência. Do corpo, ela sacia a sede; a alma, ela purifica.
Ubatuba, privilegiada, exibe com pompa sua beleza natural, seja o gigante Atlântico, rios ou inesquecíveis cachoeiras...
No alto da serra, verte da mãe terra o que há de mais rico que ela possa oferecer. Como quem não quer nada, ela vem descendo tomando força entre rochas imensas que descem a encosta formando gigantes degraus que, observados do helicóptero, conclui-se uma grande escada. Assim ganhou fama, conhecida como Cachoeira da Escada ou Cachoeira da Divisa. Localizada à beira da rodovia BR 101, a 47 km do centro da cidade, ela está na divisa de Rio de Janeiro/São Paulo (Ubatuba/Paraty). Sendo assim, tornou-se cacesc.JPG (26249 bytes)um ponto de referência importante em nossa geografia.
Recepcionada nos braços do Núcleo Picinguaba, reserva da Mata Atlântica, ela atrai os que passam na rodovia por sua exuberante beleza que encanta não só pelas quedas d’água mas pelo conjunto de árvores frutíferas que a cerca. 
Protegida por Oxum, orixá da água doce, as pessoas a procuram simplesmente para um banho de purificação da alma, aconselhado a todos que precisam  de bons fluidos para as dificuldades do dia a dia. Depois de um belo dia no sol, curtindo as praias do norte, a Cachoeira da Escada é perfeita para aquele revigorante e terapêutico banho. 
Aproveitando para deliciar-se com a famosa lingüiça caseira preparada na chapa, servida como aperitivo, acompanhada a gosto do freguês por uma pinguinha de alambique.
O sr. José Agostinho, proprietário da parada de lanches da cachoeira, tornou-se também uma atração aos apreciadores de estórias e história do local, como a própria placa do estabelecimento menciona: “Aqui reúnem-se caçadores, pescadores e outros mentirosos...” . Vale a pena conferir! 

              

cacesc2.JPG (21349 bytes)

 

cacesc3.JPG (40918 bytes)