Praia do Alto, um lugar secreto!

Águas translúcidas, areias brancas, plantas ornamentais... Um lugar secreto! 
Na região norte de Ubatuba, logo após a praia Vermelha do Norte, nos recortes da costa, está a insinuante praia do Alto. Quem passa pela BR-101 não percebe os movimentos que embrenham-se na pequena trilha íngreme, que inicia-se à beira do asfalto, ao lado direito sentido Ubatuba/Paraty, que leva até a cinematográfica praia.
Nos anos 80, quando o naturalismo ficou à flor da pele, alguns adeptos procuravam o litoral para expor sua total liberdade. Livres dos preconceitos do mundo exibiam seus corpos nus nas praias; em Ubatuba; a escolhida foi a praia do Alto. O lugar perfeito: perto, para quem na rodovia passava, porém, longe seus dos olhos.
Parece-me que a praia atrai a união perfeita de homem/natureza. No filme “Hans Staden - lá vem nossa comida pulando”, os artistas que interpretavam seus personagens como índios, não podiam ter marcas de roupas no corpo. Por uma opção de discrição, eles tomavam banho de sol na praia do Alto.
Hoje, o lugar não é mais deserto. Existe uma rústica barraca de bambu que serve saborosos petiscos para o grande número de turistas que freqüentam a pequena praia.
À frente, descortina-se um grande observatório da enseada de Iperoig e da movimentada praia de Tombo, da praia Vermelha do Norte e do silencioso e imponente Pico do Corcovado. 
A praia do Alto nos permite sentirmos-nos livres, parte do todo sem que os olhos humanos nos firam e exijam um comportamento imposto pela leis de alguns homens. 
O mar toca e amolda-se ao corpo, a areia nos acolhe como um ninho. Canto de passarinhos, que vêm alimentar-se nas árvores frutíferas, misturam-se ao som suave do vento e da marola que beija as areias brancas. A liberdade não está no corpo e, sim, na alma... 
Como telespectador, podemos ver golfinhos em primeiro foco e ao longe o transitar de automóveis, construções misturadas à mãe-mata, surfistas domadores de oceano... Todos vivem ou passam pela vida, porém poucos a observam!
A segunda opção para conhecê-la é pelo mar. O agradável passeio pelo oceano pode ser desfrutado através de escunas que partem da praia do Itaguá ou fretar uma embarcação particular. Quando suas águas mostram-se calmas, uma boa opção é o mergulho. O grande aquário náutico reserva o mais belo acervo de peixes ornamentais. Vale a pena conferir!

 

Vista da rio santos mais proxima

vista da rio santos