Praia da Xandra, sacis-pererê e muito mais!

 

 

Não sabemos muito bem porque a praia recebe o nome de Xandra. Há hipóteses que ela chama-se assim pelo mesmo motivo que a praia do Godoy, ou seja, o nome dos antigos proprietários das terras adquiridas através da posse. 
A praia da Xandra reserva uma particularidade pouco comum nas praias de Ubatuba, principalmente tratando-se de uma praia, onde chega-se somente por trilha ou barco. Encontramos passeando pelas sombras das árvores um pequeno número de gado. Imaginem caminhar uma hora e quinze minutos de trilha, com saída do canto esquerdo da praia da Enseada, desfrutando as mais belas paisagens ao contornar a Ponta do Espia, que ora nos proporciona estarmos embrenhados na Mata Atlântica, ora com vistas para o translúcido Atlântico. Após passar pelo trajeto que demarca o canal do Boqueirão, formado pela costa e a ponta da Ilha Anchieta (Parque Estadual da Ilha Anchieta) deparamos com belas pequenas praias. Primeiro, a do Portinho ou Prainha; depois, a praia de Fora; logo, a do Godoy e, em seguida, chegamos a praia da Xandra. Pelo caminho, somos cumprimentados por inúmeros cantos de belos pássaros como,, por exemplo, sabiás, tucanos, bem-te-vis, coloridas saíras e tiés-sangue, sem contar os lagartos, tatus e caxiguelos que nos acompanham durante quase todo o percurso. Até aí, tudo bem! Mas nos deparamos com o que não estamos esperando: vacas e bois tomando banho de sol e pastando pelo local. É, Ubatuba realmente nos surpreendente! Porém este não é motivo para estragar o nosso passeio, que também trás ares misteriosos ao anoitecer, por isso é sempre recomendável ir embora antes do cair do sol, pois como todos sabem os sacis-pererê vivem em touceiras de bambus e há uma bem vistosa no centro da praia da Xandra.
O saci-pererê costuma fazer brincadeiras com os visitantes. Por exemplo, sumir com alguns pertences que às vezes são achados no meio do caminho ou às vezes parecem tornar os objetos invisíveis (sabe quando você procura, procura e não acha e depois o vê bem diante do “seu nariz”?), e às vezes não os achamos nunca mais. E se não quisermos enlouquecer, o melhor é seguir o conselho e ir embora antes do anoitecer. 
Outra opção de trilha leva aproximadamente uma hora e é de muito difícil acesso, pois seu início é no final do condomínio fechado da Ponta das Toninhas. Depois tem que pedir autorização ao caseiro que mora logo no início da trilha, isso se você encontrá-lo antes dos cinco cachorros que tomam conta do lugar. 
A vista panorâmica é todo o tempo para a ilha Anchieta. Logo, tem que passar pela praia de Itapecerica e então chegar à praia da Xandra. Uma opção bem agradável é o roteiro de barco, onde, além das praias, pode-se aproveitar para fazer uma bela pescaria.

Praia numero