Ilha da Vitória, um paraíso no oceano

 

 Foto: Jija/ASQuem nunca sonhou em refugiar-se em uma ilha no meio do Oceano Atlântico? Seja pela ânsia de um momento romântico, a fuga da rotina do dia a dia, um desejo em um momento de stress ou simplesmente pelo amor a pesca ou à vida das profundezas oceânicas... Enfim, o motivo pouco importa, pois ela sempre estará lá a lhe esperar. E este é um sonho muito fácil de concretizar!
Há poucas milhas da costa está a Ilha da Vitória. Em uma de suas pontas destaca-se um farol que serve para orientar as embarcações que navegam no período noturno, principalmente em noites de tempestade. A ilha localiza-se em mar aberto, por isso ela e seu farol são ponto de referência na rota de navios de pequeno, médio e grande porte que cruzam o trajeto Rio de Janeiro São Sebastião.
A ilha primitiva oferece a pureza íntima do planeta. O cheiro de maresia embriaga a alma, misturando-se a uma doce sensação de liberdade. Os problemas parecem sumir por encanto. E você percebe que não é mais um, e sim parte do cenário.
Procurada por mergulhadores de toda parte do mundo, é sem dúvida um dos melhores pontos de mergulho de todo o Litoral Paulista. Suas águas limpas proporcionam uma incrível visibilidade, que varia de 3 a 30m, independente das condições climáticas, felicitando tantos os mergulhadores técnicos quantos os amadores e Ponta rochosa da ilha da Vitória. Foto: Jija/AS recreacionistas. Sem contar que é uma das poucas ilhas que oferece variados pontos de mergulho. São eles:
Saco do Paiá: Destaca-se por abrigar resquícios de dois pequenos naufrágios. As ruínas que jazem nas profundezas da ilha são de uma escuna e uma lancha. O lugar é ideal para o mergulho amador e recreacionista. A visibilidade varia entre 18 a 40m e o lugar é composto por grandes rochas que formam diversas tocas; 
Saco da Professora: Sua costeira e seu areião, com visibilidade variante de 6 a 20m, é o local mais indicado para o batismo (check-out) dos alunos de mergulho. O lugar também é o mais seguro em dias de tempestades, seu abrigo natural protege com segurança as embarcações; Saco do Hilário: Sua composição é semelhante ao Saco do Paiá. É indicado para qualquer opção de mergulho; Ilhote da Cagadinha: Formada apenas por rochas, destaca-se pela predominância da cor branca, causada pelos excrementos das aves que habitam a ilha. Proporcionando uma visibilidade de 12 a 50m de profundidade. É ideal para o mergulho técnico ou mergulhos avançados. Mas o que fascina é a vida marinha, onde estrelas-do-mar gigantes, arraias, peixes lua e tantos outros vivem livremente.
Segundo alguns mergulhadores, é no silêncio do oceano que conseguem ouvir a voz de seu próprio espírito. É na convivência com o mundo Água que encontram respostas para viver bem no mundo Terra. É lá, no oceano, o único lugar que o homem parece voar...
Para os amantes da pesca é sempre um prazer ir à Ilha da Vitória, pois consegue-se pegar peixes de todos os portes, até os mais desejados peixes de bico, como o Marlim. Este peixe costuma travar um duelo com o pescador, entregando sua vida após uma, duas ou até quatro horas de luta.
Para os sonhadores que buscam o lugar cinematográfico, há visitas de botos, arraias, cações e, as vezes, até baleias... Vale a pena sair da rotina! É só alugar uma lancha ou matricular-se em uma escola de mergulho. Vamos lá! O que você está esperando?