Praia do Sapateiro, encanto de uma ilha

A quatro milhas náuticas da costa está a imponente Ilha Anchieta que esbanja em seus 828 hectares sete belíssimas praias: a do Leste, onde chega-se somente de barco; a de Fora e a praia do Engenho ou de Dentro, ambas auto guiadas por placas indicativas; a do Presídio, que fica ao lado direito do píer; a do Sapateiro, ao lado esquerdo do píer; a vizinha, ao lado esquerdo, praia Grande ou praia das Palmas; e, a aproximadamente 20 minutos de trilha, a do Sul. 
Como em toda Ubatuba, cada uma delas reserva sua particularidade, seu encanto, seus segredos, porém cúmplices de uma mesma história.
A praia Grande da Ilha Anchieta, hoje denominada praia das Palmas, é a mais extensa de toda a ilha. A enseada de águas tranqüilas que banham sua orla, nem parece que um dia foi habitada por tubarões, que garantiam a segurança do presídio sediado, no passado, na ilha dos Porcos. A paisagem paradisíaca camufla o passado sangrento: em 1952, a rebelião mais drástica da época para o nosso país, ocorreu nesta ilha. 
Segundo registros, até o início do século XIX, a ilha fora habitada por índios e a tribo usava o centro da praia Grande, três minutos das areias adentro, um terreno como cemitério, o mesmo utilizado pelos militares para enterro dos presos e moradores da praia. 
Alguns pescadores contam a história, que afirmam ser verdadeira, que na época em que a pesca era liberada, eles passavam a noite acampados na praia Grande e lá passavam o picaré (pesca de dois ou mais homens. A rede vertical de aproximadamente um metro e meio é presa por um bambu em ambas as laterais. Um homem segura um extremo no raso, enquanto o outro entra no mar preparando o cerco e, no momento certo, ambos puxam a rede para a praia), porém ninguém ousava ultrapassar a terceira amendoeira ao lado direito da praia, após a meia-noite. Esta era assombrada: assobiava, sem que ninguém estivesse lá e só ela balançava como se estivesse ventando forte. Dizem que ficavam arrepiados e apavorados, que isso só podia ser coisa de alma penada. Mas, isso é coisa do passado...
Hoje a praia de restinga oferece uma estrutura montada pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta de rústicas mesas e churrasqueira espalhadas por toda a praia, que qualquer visitante pode usufruir. A única regra é que seja feit todo o recolhimento do seu lixo, que deverá ser depositado em uma lixeira da costa. Sem dúvida, esta é uma grande opção de passeio para você passar o dia com sua família ou amigos. Caso não seja proprietário de algum tipo de embarcação, você poderá fretar um meio de navegação no próprio píer do Saco da Ribeira.