Ilha das Palmas, um recanto de mergulhadores

 

Ubatuba deslumbra sua beleza por toda a sua costa, que compõe-se de aldeia indígena, redutos quilombolas, mais de 80 praias, colinas, fazendas, cachoeiras, rios, reservas ecológicas que estendem-se ao longo do Oceano Atlântico. Dentre algumas das ilhas pertencentes ao Parque Estadual da Serra do Mar, está a famosa Ilha Anchieta e a pequena Ilha das Palmas, que são protegidas pelo polígono de pesca, ou seja, é proibido qualquer tipo de pesca predatória em suas imediações. A ilha das Palmas, em especial, é protegida pelo decreto federal nº 94.656 desde 20 de julho de 1987, onde é determinada a pena de um a dois anos para que se atrever a viola-la. O lugar, que não tem praia, tornou-se o paraíso dos mergulhadores. Dentre os pontos de mergulho mais procurados ao redor da ilha está o Paredão, onde, em meio a formação rochosa, encontram-se pequenas cavernas. Em algumas delas é possível adentrar, porém, é sempre aconselhável pedir orientação ao divemaster responsável. A Toca das Caranhas é ideal para fazer mergulho profundo ou multinível. 
A ilha proporciona uma profundidade variante de oito a trinta metros, visibilidade média de cinco a 12 metros e temperatura mediana de 18ºC a 28ºC. Mas, claro, o que fascina os amantes do mar é a rica vida marinha onde encontram-se, no imenso aquário natural, espécies raras como: lagostas, arraias, baleias, lulas, parambijús, moréias, ouriços gigantes, garoupas, peixes-palhaço, dentre muitos outros. 
Com o rigoroso inverno deste ano, as corrente vindas das Ilhas Malvinas proporcionaram aos navegantes que a acompanham ficar um pouco mais em nossa costa. Com isto, os mergulhadores tiveram privilégios de estar no universo de leões-marinhos, pingüins, dentre outros visitantes. No verão, é a vez dos botos e golfinhos, que costumam acompanhar as embarcações atraídos pelas ondas sonoras emitidas pelos motores. 
Os mergulhadores, que estão sempre à procura de grandes emoções, costumam mergulhar junto ao inofensivo cardume.
Penetrar no universo desconhecido do mundo azul é como viver num mundo paralelo, onde o silêncio invade a sua alma e seres diferentes e coloridos unificam-se a um único universo. Seus problemas são deixados do lado de fora, sua respiração adequa-se ao oxigênio, suas experiências são exclusivas, sua emoção é de pura adrenalina. Você é seu cúmplice; sua emoção é compartilhada com o planeta e a solução de seus problemas parece vir à tona...
Para quem quiser vivenciar esta deliciosa experiência deverá entrar em contato com as operadoras de mergulho, que proporcionam cursos de todos os níveis e aparelhagem adequada. Para maiores informações, uma das operadoras de Ubatuba é a conceituada NDS, através do fone: (12) 432-3358 ou do site:
www.nds-mergulho.com.br