Cachoeira Boa Vista, em busca da terra sagrada!

 

“Yuy Marãeyre - Em busca da Terra Sagrada - os índios guaranis rumaram ao litoral. Segundo os antigos pajés, a terra teve uma segunda fase, que teria acabado em água (dilúvio), porém antes desse acontecimento, um índio atravessou o oceano e encontrou o paraíso que pode ser imaginário, uma energia ou algum lugar concreto onde os costumes são cultivados (ñande reko - nossos costumes) e só o bem prevalece. “Por isso, pode ser uma terra que procuram ou, quem sabe, já habitam; pois acreditam que quanto mais próximos do mar, mais perto estão da terra prometida.” Ed.34
Assim, os guaranis vieram parar em nosso litoral, encontrando em Ubatuba a terra prometida. Hoje eles habitam a aldeia denominada “Boa Vista” e, claro, este nome não é um mero acaso, pois de lá pode-se avistar as águas do Oceano Atlântico e, ao mesmo tempo, estar perto do céu.
Localizada aproximadamente a 2,3 Km da rodovia BR-101, no bairro do Prumirim, região norte do município, sentido Ubatuba/Paraty, sendo 1,5 km de estrada de terra até a escola da tribo, onde depois segue-se uma trilha de uns 800m até a aldeia. 
Regidos pelo universo dos quatro elementos, os índios vivem intensamente os prazeres da natureza. Dentre eles, estão as águas e quedas da refrescante cachoeira da Boa Vista. O passeio pela trilha, monitorada pelos próprios índios, deve ser reservado antecipadamente através do telefone: (012) 445-1046. Este passeio para lá de ecológico é também um grande aprendizado. Sem contar as belezas proporcionadas pela intensa Mata Atlântica, onde bromélias de toda espécie fazem parte do ornamento de árvores centenárias. Em um ponto culminante da cachoeira podemos avistar o mar, e aí entendemos o que a lenda indígena realmente significa, porém esta leitura é somente correta quando deixamos que a alma a interprete. 
Se você deseja conhecer um pouco mais desta cultura de perto, além das cachoeiras é possível agendar também um passeio até a aldeia e pedir para conhecer o coral dos pequenos índios que gravaram um incrível CD, sempre à venda na aldeia junto alguns objetos. Vale a pena conhecer e assim também podermos nos avaliar melhor, pois esta é parte de nossa raça.